Powered By Blogger

sábado, 18 de setembro de 2010

...Rá Tim Bum!?

Revolta do dia: O boato que se espalhou pela internet, de que Rá Tim Bum ( o cantado no Parabéns para você) significa "Eu amaldiçôo você!" ¬¬'
Inspirações: O e-mail que recebi, alguns blogs que li, e uns sites da net tb... http://ministeriofabricio.blogspot.com/2009/10/leia-com-atencao-pr-vilton.html
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090403113141AA0xe4j
http://blognoprincipio.blogspot.com/2009/07/o-que-significa-ratimbum.html


1ª Teoria:
PALAVRA "RATIMBUM" SIGNIFICA: "EU AMALDIÇÔO VOCÊ!"
"É  uma palavra mágica usada pelos magos pérsias na Idade Média. Em  rituais satânicos, elas eram pronunciadas assim e ao contrário  fazendo o mestres dos magos surgir das cinzas e realizar os  desejos de quem os proclamou.”
  Por  muito tempo cantamos inocentemente, o "Parabéns a você" para alguém que está aniversariando... até aqui tudo bem! 
 
O  que muitos não sabem é que depois  do  "Parabéns a você", muitos falam o tal de  RA-TIM-BUM;  e isso significa:  EU  AMALDIÇÔO VOCÊ!!! 
Muitos não sabem, mas os demônios se divertem muito com isso;  principalmente em 
festas cristãs e de crianças, onde é cantado o  tal de
  RA-TIM-BUM!  

Muitos  não sabem e se perguntam, porque acontecem tantas coisas  misteriosas, como mortes e acidentes; horas depois de uma simples festa de aniversário...  Pois "sem  querer",  o  aniversariante foi "AMALDIÇOADO",  pelos seus colegas, amigos e parentes!  
Deixo  aqui este alerta, a todos os que lêem essa mensagem; porque a  obra do diabo é essa: Festejar a ruína do homem!!!  
Até  certo tempo existiu, um programa infantil numa determinada  emissora de TV, 
chamado
"CASTELO RATIMBUM"; que traduzindo  significa:"CASTELO AMALDIÇOADO!"  

Como  podemos cantar um simples"PARABÉNS  A VOCÊ",  felicitando  uma pessoa querida por nós, e logo em seguida AMALDIÇOA-LA;cantando esse tal deRA-TIM-BUM,   junto com o nome do aniversariante no  final??? 
 
Vamos  tomar muito cuidado com esse detalhe!!! 
Cantemos  sim, o "PARABÉNS A VOCÊ... NESTA DATA QUERIDA...  MUITAS FELICIDADES... MUITOS ANOS DE VIDA... HEEEE... VIVA O (Nome do Aniversariante)!";porém, ELIMINE no final cantar: "É big... É hora...  RA-TIM-BUM... 

Detalhe  que depois de dizer RATIMBUM,  logo se pronucia o  nome  do aniversariante 3 vezes!!! 
Vamos  nos atentar para isso!!! 


2ª Teoria:
Não há nada que comprove esta teoria do RÁ-TIM-BUM significar maldição, os textos que fazem referência a esse fato carecem de informações básicas tais como: livro extraído, data de publicação etc. ou seja, não são fontes confiáveis.
Mais uma coisa, se essa é uma palavra de encantamento dos Druidas Celtas porque só existe no Brasil?
Bem, segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, a palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, é a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! - TARARÁ TIM BUM, para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA... e ficou só o RÀ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro.
Além disso, existe também uma teoria bem interessante e bem aceita no meio acadêmico como você pode conferir na Revista FAPESP http://www.revistapesquisa.fapesp.br/Suplemento_USP_70_anos.pdf) que o bordão "é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum", incorporado no Brasil ao Parabéns a você, é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas da década de 1930.
"É pique, é pique" era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como "pic-pic" porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo.
"É hora, é hora" era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: "É meia hora, é hora, é hora, é hora".
"Rá-tim-bum", por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome.
O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante Ponto Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje: "Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá,já, tim, bum".
Como isso foi parar no Parabéns a você? "Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário. E desfiavam seus hinos".



Eu pesquisei sobre isso e acho as duas teorias muito ruins. A primeira na verdade é a que eu acho mais ridícula.. "Eu almaldiçôo voçê"?? O "engraçado" é que todos os sites que falam sobre isso, (onde há comentários de quem acredita cegamente) são religiosos!! São todos sites de fanáticos! Não parece lógico, uma vez que existe um programa chamado Castelo Rá Tim Bum, ( no qual há cobras que falam, bruxos, mal) que os religiosos(os fanáticos, por favor não me entendam mal, eu tb tenho minha religião) criem uma toria para dizer que significa maldição? Para impedir que as pessoas assistam?? Talvez faça algun sentido.. Mas o que, pra mim, tirou a credibilidade da teoria, foi a frase utilizada por eles~>"O “SÁBIO” pratica o que lhe foi ensinado, sem contestar; porém o “LOUCO” duvida, sempre contestando o por quê!!!"    O QUÊ?? Quer dizer que o "sábio" vai sempre reproduzir o que lhe falaram sem pensar a respeito, e o "louco" é quem busca saber a verdade?? RIDÍCULOS!! SEM NOÇÃO!!  Se eu falar para voçês, que voçês não vão morrer se pularem de um precipício e caírem em cima da várias pedras, então voçês vão ser muito Sábios se fizerem isso?? E quem questionar a minha verdade.. Vai ser um louco??
A segunda teoria... Me parece meio sem nexo  também, e nos sites que eu procurei, as fontes citadas não existiam.. Então não sei ao certo em que acreditar. Sei que, o que me revolta: É as pessoas mandarem esses e-mails, espalharem para todo mundo, colocarem em blogs como verdades absolutas, sem nem ao menos ter pesquisado sobre o assunto. E outro detalhe também e que em todas as buscas, não há nada que se acrescente às teorias, os textos são EXATAMENTE iguais,ou seja, são apenas copiados e colados. O que me faz pensar que só existe UMA fonte. Que não é confiável! Pois quando algo é realmente estudado.. se tiram várias conclusões... logo, existem vários textos DIFERENTES sobre o assunto. 
Então.. pensem nisso! Pesquisem antes de mandar e-mails para os outros, afirmando coisas que um desconhecido te disse, só para vc se passar por "sábio"!!

Um comentário:

  1. Nossa Bruh perfeito acho q é bem isso mesmo.. Ridículo.. quer dizer que para sermos sábios temos de ser robôs??? Quer dizer que gênios como Platão, Aristóteles, Kant, eram loucos porque duvidavam e iam atrás da verdade? Nossa incrivel, então não sei mais o que eu faço na escola... Parabéns sua postagem ficou perfeita!!!

    ResponderExcluir